terça-feira, 29 de março de 2011

O BRASIL VAI IMPORTAR ETANOL.

Humildimente, venho aqui dividir uma incompreensão: O BRASIL VAI IMPORTAR ALCOOL.
Cuma? o Brasil num é o país com mais possibilidade de fabricar e  EXPORTAR o alcool?
Questão de coincidencia (ou seria conveniência?), Obama veio ao Brasil, linda política da boa vizinhança, um fato histórico, sim claro! vivemos a história, Barack Obama, o primeiro presidente negro da mais poderosa nação mundial, no Brasil. O país parou! É o cara mais poderoso do mundo!
Pouco tempo depois... o Brasil vai importar alcool. De quem mesmo? Ah, dos Estados Unidos da América.
Acredito que ja devo ter dito isso aqui, mas vale lembrar, o Brasil é o país da cana-de-açucar minha gente! É o país mais propicio a plantar a cana, produzir o alcool, abastercer-se e exportar para outros países. Como assim agora vamos comprar algo que podemos produzir ambundantemente? Sinceramente, não entendo.
Enfim, defendi o atual governo o quanto acreditei que valia a pena, mas, depois dessa, tenho minhas dúvidas. Dizem que se prede de um lado para se ganhar do outro, mas o que é que ganhamos com isso? Não vejo nada.

Um ponto positivo.
Segundo a presidenta Dilma Rousseff, a questão do subsidio (auxilio que o governo oferece aos agricultores) foi negociada com os EUA (país que mais oferece essa ajuda), em que os norte-americanos se comprometeram em baixar o subsidio para que os países possam competir igualmente no mercado agricultor. Muitos produtos, como a Laranja, entra em grande pauta nessa negociação, já que os cultivadores dessa fruta recebiam uma grande ajuda. Agora é menor, para que pelo menos países como o Brasil, tenha uma esperança de igualdade comercial, o que, na minha opinião, é só mais um joguinho de marketing (que os Estadunidenses adoram para se manterem bem perante o mundo), já que competir de igual para igual com uma nação do porte dos EUA me parece impossivel. Engraçado isso não? "vamos competir, pra ver quem vende mais alimento..  E o povo passando fome? Ah, só um detalhe."

Um comentário:

  1. e enquanto isso nos postos, as pessoas deixam o álcool de lado porque a cada semana, ele fica mais caro, com desculpas esfarrapadas que são inúteis.
    também tenho dúvidas em relação às políticas externas desse governo agora.

    ResponderExcluir