domingo, 12 de setembro de 2010

Biocombustível

                            Biodíesel utilizado em postos.

                            Usina de fabricação de Biogás.


Batendo na tecla do alcool de novo?
Não.Postei já falando sobre o etanol e os benefícios de se adimitir uma postura consumista do biocombustível renovavel no lugar do petróleo. Mas, não é só essa fonte de biocombustivel renovável, há também o biogás e o biodíesel.

Como funciona o biogás?
 Materiais orgânicos (esterco de animais) são um dos maiores liberadores de gás carbonico na atmosfera. Através de um biodigestor anaeróbico (equipamento sem oxigênio, com determinados patamares de temperatura, umidade e acidez), aonde os materiais orgânicos, palhas, bagaços de vegetais e lixo, são colocados para que as bactérias anaerobicas façam a fermentação (decomposição). Gerando um gás chamado biogás, que é utilizado como combustível.

Como funciona o biodiesel?
 Provindo de gordura vegetal e animal, o biodiesel é uma fonte de combustível renovável, atóxica. Gorduras antes poluentes de esgotos etc. são recolhidas para serem transformados, através de vários processos quimicos, em combustíveis. Ainda se mistura esse combustível no diesel (provindo do petróleo) para obter uma energia eficaz, porém com os avanços tecnológicos, é possível que o óleo retirado dos animais e vegetais não necessite ser misturado ao óleo de origem não renovável, ou, renovável a um longo prazo.

Quais os benefícios e malefícios?
O biogás além de retirar uma grande quantidade de CO2 da atmosfera, por pegar materiais orgânicos, ainda ajuda a acabar com o lixo e restos que demoram anos para se decompor. Com a queima, é lógico que se origina gás carbônico, mas em oito vezes menos que o gás liberado pela gasolina, além dos resídeos que a gasolina libera também, que o biogás não libera. Ecologicamente falando é muito melhor.
O biodiesel recolhe gorduras poluentes para ser produzido, o que só trás benefícios. O malefício é que seria preciso desmatar para ter uma grande plantação de vegetais, porém tais vegetais também consomem gás carbônico, sendo assim não acarreta grandes prejuízos. A queima destes, claramente libera CO2, mas, dessa vez quatro ou duas vezes menos que a gasolina, dependendo de qual material for utilizado. Sendo assim, os benefícios novamente ultrapassam os malefícios.

Apesar da gritante necessidade de se implantar de vez o biocombustível, e as fontes renováveis que não são escassas, os países continuam fazendo do petróleo suas fontes. O petróleo e mais caro para se extrair, e polui mais. Mas a politica que manda no mundo hoje (EUA) acha vantagem continuar usufruindo desses. Tendo assim, grande poder em mãos, evitando crescimento de outros países. E, aqueles que possuem grande reservamento de petróleo são atacados, gerando guerras, revolta, e perdas de dinheiro para os próprios EUA. sem que eles percebam talvez. A china, a Índia, Zona rural do Brasil etc, já utilizam o biogás, o biodiesel é pouco mais usado, produzido também por algumas universidades de Rio de Janeiro o atravéz de gorduras doadas pela McDonald's. Mas, ainda contem alto teor de diesel (óleo provindo do PETRÓLEO). A população começa a ter conhecimento das fontes renováveis (apesar de não aderi-las), isso já é um começo.

domingo, 5 de setembro de 2010

EUA X IRAQUE


Após grande pressão em cima de Barack Obama, foi parcialmente retirada as tropas de combate americano do Iraque. Guerra que começara em 2003 com a invasão dos EUA alegando que o país estava fabricando armas de destruição em massa. Mas temos que levar em conta que o oriente medio detén cerca de 75% de todas as reservas mundiais de petroleo, e o Iraque sozinho retén a segunda maior reserva mundial, atrás apenas da arábia saudita com uma reserva de 261.8 bilhões de barris de petróleo. As reservas comprovadas do iraque são de 112.5 bilhões de barris mas estima-se mais de 100 bilhões de reservas não comprovadas. Tudo porque o país suspendeu todo o investimento em 1991 com o embargo imposto pela ONU após a invasão do Kwait. Especialistas no setor, incluindo agências norte-americanas, estimam em mais 200 bilhões as reservas do iraque o que levaria o país a se tornar a maior reserva energética do mundo neste século, ou seja, com essas reservas o mundo conseguiria se sustentar de 80 a 90 anos, o que hoje se estima 40 anos. E para os EUA acarretaria quase um século de importação.
Os iraquianos sabem disso e tentaram sozinhos, em meio a embargo da ONU, implementar seu próprio programa para duplicar as suas reservas em uma década. As companhias com as melhores condições para a entrar no iraque são, a francesa TotalFinaElf e a russa Lukoil, empresas de paises que foram contra e tentaram vetar o conflito. Essas empresas tem contratos de bilhões de euros e só estavam esperando o fim do embargo da ONU para colocar os planos em prática. Porém a guerra coloca em duvida esses contratos em um regime pós-saddam. Uma vez terminada a guerra é provavel que gigantes norte-americanos como ExxonMobil reivindiquem sua parte no latifúndio iraquiano. Mas, dificilmente os EUA. conseguirão impor isso ao iraque pós-saddam pois infrentariam oposição tanto dos países árares como dos contrarios a guerra. O mais provavel é que o petroleo continue sendo propriedade iraquiana, porém, com exploração de grande empresas estrangeiras.
Após sete anos, 4,4mil mortos, muitos sentimentos de revolta (mesmo entre os norte americanos) contra o governo de George W. Bush, trilhões gastos na guerra, pela primeira vez tem menos do que 50mil soldados americanos no país, e estes agora estão treinando as tropas iraquianas contra atentados terroristas, deixando completamente o país em ate dezembro de 2011. Mas, estima-se que para o país voltar ao que era antes da guerra, demoraria cerca de 10 anos.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2003/guerranoiraque/0019.shtml
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/08/31/obama-declara-o-fim-da-guerra-no-iraque-e-afirma-que-e-hora-de-virar-a-pagina.jhtm
http://www.depositonaweb.com.br/4983/governo-dos-eua-anuncia-retirada-das-tropas-americanas-do-iraque/

E o interesse dos Estados Unidos da América?
 como a guerra do Iraque já não levava a lugar algum á não para desvalorizar o governo norte-americano, acabar com a guerra antes que o governo sofresse maiores danos foi tático, agora o interesse é intensificar forças na guerra contra o Afeganistão, que, basicamente, é pelo mesmo motivo, porém com a desculpa de combater o terrorismo. Guerra para combater o terrorismo? O governo do Barack Obama não iria consertar, ou pelo menos acabar com os desastres feitos pelo ex presidente Bush?