Os iraquianos sabem disso e tentaram sozinhos, em meio a embargo da ONU, implementar seu próprio programa para duplicar as suas reservas em uma década. As companhias com as melhores condições para a entrar no iraque são, a francesa TotalFinaElf e a russa Lukoil, empresas de paises que foram contra e tentaram vetar o conflito. Essas empresas tem contratos de bilhões de euros e só estavam esperando o fim do embargo da ONU para colocar os planos em prática. Porém a guerra coloca em duvida esses contratos em um regime pós-saddam. Uma vez terminada a guerra é provavel que gigantes norte-americanos como ExxonMobil reivindiquem sua parte no latifúndio iraquiano. Mas, dificilmente os EUA. conseguirão impor isso ao iraque pós-saddam pois infrentariam oposição tanto dos países árares como dos contrarios a guerra. O mais provavel é que o petroleo continue sendo propriedade iraquiana, porém, com exploração de grande empresas estrangeiras.
Após sete anos, 4,4mil mortos, muitos sentimentos de revolta (mesmo entre os norte americanos) contra o governo de George W. Bush, trilhões gastos na guerra, pela primeira vez tem menos do que 50mil soldados americanos no país, e estes agora estão treinando as tropas iraquianas contra atentados terroristas, deixando completamente o país em ate dezembro de 2011. Mas, estima-se que para o país voltar ao que era antes da guerra, demoraria cerca de 10 anos.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2003/guerranoiraque/0019.shtml
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/08/31/obama-declara-o-fim-da-guerra-no-iraque-e-afirma-que-e-hora-de-virar-a-pagina.jhtm
http://www.depositonaweb.com.br/4983/governo-dos-eua-anuncia-retirada-das-tropas-americanas-do-iraque/
E o interesse dos Estados Unidos da América?
como a guerra do Iraque já não levava a lugar algum á não para desvalorizar o governo norte-americano, acabar com a guerra antes que o governo sofresse maiores danos foi tático, agora o interesse é intensificar forças na guerra contra o Afeganistão, que, basicamente, é pelo mesmo motivo, porém com a desculpa de combater o terrorismo. Guerra para combater o terrorismo? O governo do Barack Obama não iria consertar, ou pelo menos acabar com os desastres feitos pelo ex presidente Bush?
Nenhum comentário:
Postar um comentário