domingo, 12 de setembro de 2010

Biocombustível

                            Biodíesel utilizado em postos.

                            Usina de fabricação de Biogás.


Batendo na tecla do alcool de novo?
Não.Postei já falando sobre o etanol e os benefícios de se adimitir uma postura consumista do biocombustível renovavel no lugar do petróleo. Mas, não é só essa fonte de biocombustivel renovável, há também o biogás e o biodíesel.

Como funciona o biogás?
 Materiais orgânicos (esterco de animais) são um dos maiores liberadores de gás carbonico na atmosfera. Através de um biodigestor anaeróbico (equipamento sem oxigênio, com determinados patamares de temperatura, umidade e acidez), aonde os materiais orgânicos, palhas, bagaços de vegetais e lixo, são colocados para que as bactérias anaerobicas façam a fermentação (decomposição). Gerando um gás chamado biogás, que é utilizado como combustível.

Como funciona o biodiesel?
 Provindo de gordura vegetal e animal, o biodiesel é uma fonte de combustível renovável, atóxica. Gorduras antes poluentes de esgotos etc. são recolhidas para serem transformados, através de vários processos quimicos, em combustíveis. Ainda se mistura esse combustível no diesel (provindo do petróleo) para obter uma energia eficaz, porém com os avanços tecnológicos, é possível que o óleo retirado dos animais e vegetais não necessite ser misturado ao óleo de origem não renovável, ou, renovável a um longo prazo.

Quais os benefícios e malefícios?
O biogás além de retirar uma grande quantidade de CO2 da atmosfera, por pegar materiais orgânicos, ainda ajuda a acabar com o lixo e restos que demoram anos para se decompor. Com a queima, é lógico que se origina gás carbônico, mas em oito vezes menos que o gás liberado pela gasolina, além dos resídeos que a gasolina libera também, que o biogás não libera. Ecologicamente falando é muito melhor.
O biodiesel recolhe gorduras poluentes para ser produzido, o que só trás benefícios. O malefício é que seria preciso desmatar para ter uma grande plantação de vegetais, porém tais vegetais também consomem gás carbônico, sendo assim não acarreta grandes prejuízos. A queima destes, claramente libera CO2, mas, dessa vez quatro ou duas vezes menos que a gasolina, dependendo de qual material for utilizado. Sendo assim, os benefícios novamente ultrapassam os malefícios.

Apesar da gritante necessidade de se implantar de vez o biocombustível, e as fontes renováveis que não são escassas, os países continuam fazendo do petróleo suas fontes. O petróleo e mais caro para se extrair, e polui mais. Mas a politica que manda no mundo hoje (EUA) acha vantagem continuar usufruindo desses. Tendo assim, grande poder em mãos, evitando crescimento de outros países. E, aqueles que possuem grande reservamento de petróleo são atacados, gerando guerras, revolta, e perdas de dinheiro para os próprios EUA. sem que eles percebam talvez. A china, a Índia, Zona rural do Brasil etc, já utilizam o biogás, o biodiesel é pouco mais usado, produzido também por algumas universidades de Rio de Janeiro o atravéz de gorduras doadas pela McDonald's. Mas, ainda contem alto teor de diesel (óleo provindo do PETRÓLEO). A população começa a ter conhecimento das fontes renováveis (apesar de não aderi-las), isso já é um começo.

Um comentário:

  1. As Políticas Capitalistas aderem ao irrefreável consumismo, e o lucro obtido com o petróleo e seus derivados é infinitamente maior que a consciência do mal que ele acarreta em todos os niveis.

    ResponderExcluir