sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Opep eleva previsão para demanda por petróleo em 2010

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) elevou a previsão do crescimento da demanda global por petróleo em 2010 em 100 mil barris por dia, para 1 milhão de barris por dia. No início da semana, a Agência Internacional de Energia (AIE) também aumentou sua previsão da demanda global por petróleo em 80 mil barris diários em 2010. Os 12 membros da organização respondem por cerca de 40% dos 86 milhões de barris consumidos globalmente por dia.

A China e outras nações asiáticas serão responsáveis pelo maior crescimento da demanda por petróleo em 2010. Mas o consumo norte-americano deve crescer moderadamente em 300 mil barris por dia, "devido a uma base extremamente baixa na demanda do ano passado, além de uma recuperação econômica menor", diz a Opep.

A organização alerta que "a economia mundial está enfrentando crescentes obstáculos que vão desacelerar o crescimento futuro". Esta declaração está de acordo com o anúncio do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), feito na terça-feira, sobre a desaceleração da recuperação econômica.

Boa parte da demanda extra por petróleo em 2010 deve ser absorvida pela oferta de países que não integram a OPEP, prevista para subir cerca de 800 mil barris por dia, devido à produção maior do que o esperado pela Rússia, pelos Estados Unidos e pela China.

Embora o desastre na plataforma Deepwater Horizon, nos EUA, tenha levado a uma moratória na exploração de petróleo no Golfo do México, a produção de petróleo pelo país está agora prevista para subir 300 mil barris por dia este ano. A Opep considera que "o risco continua a existir, dada a previsão de uma ativa temporada de furacões, além do impacto da moratória".

reportagem disponível em: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/08/13/noticia_economia,i=173928/OPEP+ELEVA+PREVISAO+PARA+DEMANDA+POR+PETROLEO+EM+2010.shtml

E quantos mais acidentes vão ser preciso pra percebermos que tamanha exploração é insana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário