terça-feira, 10 de agosto de 2010

Alienação é o que vende na televisão.

Foto de: Izabella Lourença. Belo Horizonte, 08 de Agosto de 2010.

Título: Viva la Revolución - Forfun

 Sempre nos ensinaram o que é certo e errado, nos foi imposto padrões de beleza, ética e moralidade. Nos ensinaram a ouvir sem entender, mas compreender. Nos ensinaram a rezar e/ou orar todos os dias. Aprendermos desde que nascemos o que é ser bom e o que é ser mal. Mas sabe o que nunca nos ensinaram? A pensar. Nunca nos permitiram questionar, raciocinar, criar... e assim, intencionalmente, fomos proibidos de agir. Somos intencionalmente influenciados, ou obrigados, a aceitar, engolir, suportar.
 Prova disso? Quantos programas, em emissoras acessíveis a toda população (com exceção da rede minas), falam sobre consciência social? se você pensou em três ou mais, parabéns, eu só consigo pensar em dois, o programa CQC da Band, e o programa do Jô apesar de ja ter sido bastante corrompido pela Rede Globo. Deve haver mais algum transmitido entre as 2:00 a.m e 5:00 a.m.
 Agora, quantos programas que falam da vida dos outros passam na TV convencional? Eu, que praticamente não assisto televisão pensei em oito. Novelas? sete. Programas pra desocupados (aqueles com joguinhos, culinária, fofoca, 'entrevistar com assuntos do momento', certas comédias e etc.)? Vinte e dois! E sabe o que você ganha com isso? Como disse a banda Forfun em Escala Latina: "uma lavagem cerebral disfarçada com o nome de entreterimento".
 No rádio, nas estações que não são sobre música e os mesmos temas citados anteriomente, as nóticias variam ente violência e tragédia (estupros, assassinatos, desaparecimentos, acidentes... e por ai vai). Sinceramente, não consigo imaginar outra intenção dos "anunciantes" dessas noticias que não sejam impor ainda mais o medo, o silêncio e a indgnação para a populãção. E sabe quem ta interessado se você vive ou não em uma prisão? EU. não você proprimamente dito, mas eu me preocupo com o que vai sobrar de uma sociedade sem ambição, sem senso crítico, acorrentados, inertes. Um povo que, como disse Sylvester Stallone "você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer 'obrigado'...".
 O trabalho dos nossos pais, avós, tios... em vão. Eles sim, batalharam para construir uma sociedade livre, e conseguiram pelo menos a ideia de liberdade que hoje temos. Mas de repente, surgiu uma geração estúpida, acomodada, preguiçosa, uma juventude sem valores, sem ideiais. Frutos de uma geração sonhadora e protestante, porém, alienada a ponto de achar que o tráfico é uma forma de revolução, chamam de liberdade a prisão em que vivemos, bando de bitolados metidos a espertos.
 Muitos perguntaram " você acha que esse blog vai funcionar?". Pode ser que não, mas eu não vou fazer parte dos 98% da população que ficam em casa esperando que um dia as coisas melhorem, é a velha história de cada um faz sua parte como pode. Talvez um dia alguém alguém vai ler um trecho e perceber que "nasce de você a revolução"(mais uma vez, Forfun - Viva la revolución). Talvez alguém vai ler um texto e se informar. Talvez  alguém olhe e tome consciência de que é alienado. Pode ser que ninguém leia, ningém entenda, ninguém se interesse. E quer saber, se assim for, ninguém é mesmo interessante. Talvez alguém se sinta motivado, talvez não.

2 comentários:

  1. Fala Zabella,concordo plenamente com tudo o que você disse..você é uma raridade no meio de tantos jovens desantenados..e lembre-se sempre
    você pode tudo e mudar tudo se quiser!

    ResponderExcluir
  2. " você acha que esse blog vai funcionar?". Pode ser que não, mas eu não vou fazer parte dos 98% da população que ficam em casa esperando que um dia as coisas melhorem"...Admiro muito toda a sua inteligência, sou seu fã *-*

    ResponderExcluir