sábado, 28 de agosto de 2010

O não de Neymar


 Na ultima semana, Neymar, jogador titular do Santos Futebol Clube, disse "não" a 30 milhões de Euros oferecido pelo chelsea. Em sua entrevista se destaca a frase: "Apenas dinheiro não traz felicidade". Matéria sobre a recusa do garoto circulou o mundo inteiro.
 O que isso implica?
 O Brasil é acostumado a ser colônia desde que foi "descoberto", sempre exportando seus mais preciosos bens. Países do exterior são acostumados a explorar o Brasil desde que o descobriram, sempre roubam/compram nossos bens mais preciosos. Neymar mostrou que não, não é só em dinheiro que os brasileiros pensam. Família, amigos, patriotismo, são valores também característicos nossos (pelo menos de alguns). O Brasil não é assim tão submisso. O garoto mostrou quem somos, ou quem podemos ser. Podemos dizer não a colonização, não a exploração, não a submissão.
 Diante desse contexto, eu me pergunto, como podem pagar 30 milhões de Euros para alguém jogar futebol? algo que as crianças fazem por lazer, enquanto tantas pessoas passam fome, moram em ruas, necessitam do dinheiro de verdade. A competição que deveria ser entre vizinhos, colegas... se tornou mundialmente mais importante que as pessoas. Como 30 milhões de Euros pode comprar uma pessoa? Como podem dar tanto valor a tamanha futilidade e não darem a mínima ao que realmente importa? Como um país pode distribuir seus bens naturais (falando não só do futebol)? Exploração, covardia, negligência, colonização. Falta de amor, respeito, solidariedade, valores! não tem explicação.

2 comentários:

  1. Apenas pontuando que antes do episódio relacionado o Chelsea, Neymar já havia se envolvido em um outro episódio lamentável com alguns jogadores do Santos onde um deles disse para uma pessoa que acompanhava sua twitcam, que gastava mais dinheiro com seu cachorro do que a pessoa recebia por mês. Acho que isso mostra o despreparo desses garotos para lidarem com a questão da fama. [meionadaavermasresolvipontuarisso]

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado por ti Lord esse assunto,e acredito ter tudo haver, pois é incoerente dizer que o dinheiro não é felicidade, e jogar na cara de outro que gasta mais dinheiro com o cachorrio do que o cara recebia por mês.

    ResponderExcluir